Santidade

10/05/2012 07:09

 

60 dias de oração por santidade

Pregação: Santidade

TEXTO BASE: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14)

 

Santidade é a característica sem a qual ninguém verá ao Senhor. Você que ver o Senhor? Sim? Então você precisa se santificar!

O que é ser Santo – santo é ser separado pra Deus. Mas que tipo de separação é essa? O santo não é aquele que vive numa bolha e não se envolve com nada e ninguém. Mas nos Devemos ser como o barco.

E eu quero trazer esta ilustração para nos ajudar um pouco

Nós temos um barco de papel e um balde com água.
 O barco de papel do lado de fora do balde. Ele continua sendo um barco? Sim ou não! Ele cumpre o seu propósito? Sim ou Não!
 E o barco flutuando sobre a água. Aí sim ele cumpre o seu propósito.
  mas se a água entrar no barco. O barco vai afundar!

O barco não pode deixar a água entrar senão ele afunda, mas também não pode se desassociar dela senão vai ser totalmente inútil mais nós devemos ser como um navio que navega no infinito oceano do Espírito, se relacionando com os pecadores como Jesus fez, mas sem se deixar contaminar.


Pois é... Jesus se relacionava com os pecadores. Ele se relacionava com as prostitutas, com os corruptos como(zaqueu), com os doentes. Mais agora pensem comigo, imaginem o fuxico que não ia dar se agente ficasse sabendo por exemplo que o nosso pastor foi almoçar na casa de uma prostituta.... Sabe por que? Porque muitas vezes nós não somos santo... nós somos apenas moralistas. Mais Jesus se relacionava com todos, mas mantendo sua pureza, santidade e distância do pecado.

E quando falamos em moralistas, a 1ª coisa que vem a mente são os escribas e fariseus. Eles eram disciplinados e extremamente cumpridores da lei. Mas em nenhum momento eles agradaram a Jesus... muito pelo contrario, foram alvos de severas críticas do mestre. Somando esse raciocínio àquele versículo que diz que a salvação é pela fé e não pelas obras, me leva a crer que muito mais importante que o que a gente faz ou deixa de fazer é ter o entendimento real de quem é Jesus, ter a revelação da grandeza e santidade do Pai e nossa necessidade de viver pra ele e crer para a salvação.

“ARREPENDEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO”:

Observando alguns momentos chave do ministério de Jesus e do mais importante dos homens “normais”, João Batista, vemos que o grande lance é: “Arrependei-vos e crede no Evangelho”.
Então o cara santo tem que ser um cara arrependido. Por mais que você se esforce pra ser santo no sentido de não pecar, nós estamos sempre expostos ao erro. E se você acha que só porque você erra pouco e por isso não precisa pedir perdão, eu creio que isso pode ser um seríssimo engano. Creio que temos vivido um problema sério porque a igreja tem definido conceitos de pecadinho e pecadão, apesar de escutarmos que isso não existe desde que somos criancinhas. Se um dia qualquer um de nós aqui matar alguem, por exemplo (Deus nos livre e guarde), creio que todos nós iríamos nos prostrar com o rosto em terra e chorar amargamente e sinceramente pelo perdão de Deus. E eu creio q é isso que Deus espera de nós a cada dia. O nosso arrependimento sincero, fruto do ódio ao pecado.

 

A prova dessa tese está no testemunho das pessoas. 90% dos testemunhos começam com “ah, antes quando eu era do mundo, eu bebia, ia nas baladas e hoje Deus mudou minha vida....”. Quantos já viram um testemunho que começa, por exemplo, com “ah, antes quando eu era do mundo, eu brigava com a minha mãe e hoje Deus mudou minha vida e não brigo mais...”? Glória a Deus por todo o tipo de testemunho e eu não to querendo dizer que não tem que se preocupar com bebida ou questões sexuais... muito pelo contrario! Temos que nos preocupar também com todo o tipo de “pecadinho”!

Outro fato importante é q não podemos achar que, só porque fazemos várias coisas boas, temos o direito de fazer algumas coisas ruins. As vezes você acha que só porque você tá no ministério, lê a bíblia, ora, evangeliza etc etc, Deus não vai se importar com o seu pecado. Mas a gente precisa entender que Deus não aceita o pecado em hipótese alguma... ele rejeita, tem nojo. Abraão foi o pai da fé e as conseqüências do pecado dele estão aí até hoje que é a guerra entre as nações... Davi, que foi o homem segundo o coração de Deus, sofreu muito as conseqüências do pecado tb. Absalão queria matar o próprio pai, por exemplo, e absalão acabou morrendo. Deus não aliviou pra eles. Deus, em nenhum momento do Antigo Testamento aliviou pra Israel. Era o povo amado do Senhor e tudo mais, mas o pecado não passava batido. Se fosse preciso, até matava a galera. A geração deixou de entrar na terra prometida por causa do pecado. 2 pedro 2:4-6 diz que Deus não poupou os anjos quando pecaram, não poupou o mundo antigo (só preservou Noé) e reduziu as cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra.

Deus não admite o pecado e isso precisa ficar bem claro!!! Isaias 59:2 fala q a única coisa que nos faz separação entre nos e Deus é o nosso pecado. Mas também precisa ficar claro a misericórdia do Pai... nós temos esse privilegio do arrependimento. E a Palavra nos garante que Ele joga nosso pecado nas profundezas do mar (Miqueias 7:19). Esses caras todos e o povo de Israel pecaram, sofreram as conseqüências mas sempre foram perdoados. Davi era um cara que se quebrantava e pedia perdão. Certamente por isso foi o homem segundo o coração de Deus. E o povo de Israel foi perdoado 1237 vezes..... Precisamos viver essa vida longe do pecado e firme no arrependimento. O PIOR PECADO É CONTINUAR NO PECADO!!
E o segundo ponto desse discurso de Jesus e João Batista é crer no evangelho, como já falamos... ter revelação de quem é Jesus.

Voltando ao lance do barco, nós não somos chamados pra ser santo dentro de igrejas. Mas somos chamados a viver um evangelho relacional, trazendo sal e luz. Santidade não é só não pecar... mas é cumprir os mandamentos do Senhor a risca como evangelizar (“santificai a Cristo como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” 1 pedro  Capiluto 3:15). Também somos chamados pra ser santo dentro de casa, vivendo em harmonia e submissão aos nossos pais, orando e lendo a Bíblia no silencio do nosso quarto.
“Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro capiltulo1:15-16). Estamos aqui por causa de Jesus, certo? Queremos ser iguais a ele. Devemos ser santos porque Jesus, nosso mestre, é Santo. O Senhor se alegra nos seus santos.

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti.” Salmo 119:9 e 11
“porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.” (1 tess 4:1-8)

                     Rodrigo Tarabauka