Pr. Jacson - 2º Mensagem

06/03/2012 16:01

Intimidade com Deus (Moisés)

 

        Esta é a ultima mensagem do nosso acampamento Intimidade com Deus  mantendo a frequência.

        Ja ouvimos sobre busca, conhecer, servir a Deus, tudo voltado para mantermos nossa frequência de vida com a frequência de vida com o Senhor.

        Em uma escala de 0 a 10 como estava sua frequência em relação a frequência de Deus?

        E como será depois deste acampamento?

        Pretende intensificar sua intimidade ou vai manter a mesma, sintonia,  fora ou dentro da frequência?

        Quero concluir usando uma pessoa que foi bastante usada por Deus e bastante vista tanto pelos seus contemporâneos como por nós.

 

“Então, disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” (Êxodo 14.15-16)

O texto é muito conhecido de todos, e o seu conteúdo traz muitas lições para nossas vidas.

É preciso aplicá-las no nosso dia a dia, sabendo que o Senhor deixa claro que as nossas atitudes exprimem o que sabemos e cremos. Aqui, vê-se um diálogo de Deus com Moisés que deixa transparecer que o patriarca já sabia o que deveria fazer, talvez pela convivência, intimidade com o Senhor ou até mesmo pela confiança nEle, em cuja presença permanecia. Quando diz pra levantar a vara e estender a mão, Deus respalda a autoridade depositada em Moisés.

Pensando assim, entendemos que o Senhor nos responde mediante nossas atitudes. Em vários lugares, encontramos passagens bíblicas que retratam esse tipo de tratamento dispensado por Deus aos seus servos, tais como:

Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (JR 39.3);

“Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós”( TG 4.8b);

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 CRS 7.14), ou ainda:

“E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (AT 2.21).

Essas são verdades que surgem em resposta a atitudes. Deus, assim como foi com Moisés, nos chama para um relacionamento mais intimo que resultará em acontecimentos grandiosos em nossas vidas e por meio de nossas vidas.

Em Salmos 25.14, é dito: ” O segredo do Senhor é para os que o temem; e Ele lhes fará saber o seu concerto”. Em vez de ” segredo”, na versão que lemos pela manhã usa-se “intimidade”.

Amados irmãos, isso é demais! O Senhor nos convida a ter uma relação bem pessoal com ele. Foi assim com Abraão, Samuel, Davi, Pedro, João, Paulo e hoje…com você e comigo!

Fazer o que Moisés fez só com muita fé! Isso mesmo. Fé que só será fortalecida pelo relacionamento com o Senhor.

 

        Introdução: O modelo é a base para todo o aprendizado. Devemos dar o exemplo em tudo para aqueles que estão em nosso redor. O princípio número um neste mundo é: pessoas fazem o que elas vêem. Moisés demonstrou essa verdade. O povo observava Moisés enquanto ele continuamente se dirigia para a tenda da congregação, onde ele ficava na presença de Deus, e isso os marcou mais do que qualquer pregação.

        Nossas atitudes muitas vezes valem mais do que nossas palavras. Se desejarmos usufruir de um relacionamento pessoal com Deus como Moisés usufruiu, devemos praticar o que ele praticou:

 

Vejamos as atitudes de Moisés: Êxodo 33.

 

1 – Estarmos com Deus regularmente.

“Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação” (Ex 33.7a).

Devemos nos afastar da multidão, ir para fora do arraial para estar com Deus. Só assim conseguiremos ouvir Sua voz com maior precisão. Deus deseja ter um relacionamento pessoal com cada um individualmente.(((Mateus 6.6))) Antes de Deus falar com todos, ele primeiro fala com um. Somos esse um?

 

2 – Buscar a Deus de todo o coração e continuamente.

“Todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial” (Ex 33.7b).

Devemos priorizar a verdade ao invés da popularidade.

Buscamos ao Senhor não para que as pessoas vejam que somos íntimos de dEle mas, para termos um relacionamento sincero e verdadeiro com Ele.

Em Mateus 22.37 diz para amarmos ao Senhor, nosso Deus, de todo o coração, de toda a alma(sentimentos) e de todo entendimento(razão), se o amarmos de todo o coração, também o buscaremos de todo o coração.

 

3 – Permitir ser observado pelas pessoas.

“Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e olhavam pelas costas, até entrar ele na tenda” (Ex 33.8).

Assim como Moisés era observado pelo povo, devemos estar dispostos a assumir os riscos de sermos observados.

A Bíblia que o mundo lê é a nossa vida!

Quando decidimos por ter intimidade com Deus é normal nos observarem, mas nem sempre observam para nos ter como exemplo, muitas vezes é somente para acharem alguma falha, precisamos aprender a lidar com isso, por mais difícil que seja.

Se a intenção de nosso coração é verdadeira ao buscar ao Senhor, para agradá-lo e não às pessoas, então não precisaremos temer, pois com certeza seremos um bom exemplo a ser seguido.

 

4 – Aprender ouvir e obedecer à voz de Deus.

“Uma vez dentro Moisés da tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés” (Ex 33.9).

Não devemos querer somente que Deus nos escute, relacionamento não é isso, precisamos ser pacientes para ouvir quando Deus fala conosco, nos submetendo a Sua voz. Moisés não tinha pressa de sair da presença de Deus, só retornava para o arraial quando Deus terminava o que tinha para lhe dizer.

5 – Ingressar numa aliança de parceria com Deus. 

“Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava ao Senhor. Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda” (Ex 33.10-11).

Devemos ser fieis ao nosso compromisso com Deus, ter um tempo diariamente para nos relacionarmos com Ele assim como nos relacionamos com nossos amigos, com nossos filhos, com nossos cônjuges.

Existe um ditado popular que nos dá uma ideia: “quem não se comunica se estrumbica”

Se não falamos com nossos amigos, ficamos de fora do papo;

Se não falamos com nossos pais ou filhos, não sabemos o que estão pensando;

Se não falamos com Deus não sabemos de seus segredos e vontades a nosso respeito.

 

Conclusão: Como filhos que servem ao Senhor Jesus o nosso primeiro exemplo deve ser o de ter intimidade com Deus, uma intimidade sincera, real e verdadeira.

Quando nos tornamos íntimos do Senhor, não temos pressa de sair de Sua presença, nem pressa de ouvir o que Ele tem a nos dizer, simplesmente somos pacientes e andamos no mesmo compasso que o Senhor.

Para isso, precisamos de um devocional diário, de um tempo produtivo de busca, adoração e louvor a Deus, somente desta maneira conheceremos os seus planos a nosso respeito e faremos a sua vontade.